Para baixar o programa HAGAQUÊ copie o link abaixo, cole na sua barra de endereços e depois faça o download:
http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/download-step1.php?lang=pt-BR
Há uma década os computadores eram privilégio de poucos e internet era novidade absoluta. Aos poucos, eles se incorporam ao nosso dia-a-dia, então pensei em como poderia usá-lo no processo de ensino-aprendizagem de meuss alunos. É claro que eu sei que é a educação não depende apenas desses recursos, sendo necessário a interação entre o que eles permitem e a revisão dos métodos tradicionais de ensino. O papel de nós professores, portanto, é de dar sentido ao uso da tecnologia. A rapidez das mudanças em todos os setores da sociedade [científico, cultural, tecnológico ou político-econômico] exige uma revisão didática do processo de ensino aprendizagem. A educação tem o papel de preparar os novos cidadãos para viverem num mundo em constante modificação e que exige pessoas aptas a atuarem ativamente, adaptando-se às inovações e sendo capaz de buscar por si mesmo o conhecimento.
Esse Projeto, primará sobre o processo de inclusão digital sobre o trabalho do professor, bem como, sobre a aprendizagem dos alunos que, como cidadãos plenos e conscientes, têm o direito de aprimorar seus conhecimentos tecnológicos, no intuito de melhor adequar-se às exigências da sociedade capitalista em que se encontram inseridos.
História em Quadrinhos surgiu com o propósito de estimular o prazer pela leitura nos alunos de uma turma minha que não tinha o costume de ler. Notei que, toda vez que eles tinham uma atividade a fazer que envolvesse a leitura, não liam o enunciado e nem as regras do que tinham que executar. Pude perceber, a partir daí, que as crianças não gostavam de ler. Tinha que encontrar uma forma de atrair o interesse desses alunos pela leitura. Veio à ideia de trabalhar a leitura de história em quadrinhos, atraente aos olhos das crianças, mas somente isso não bastou, necessitava de algo mais.
Então introduzi o computador e com ele, o editor de história em quadrinhos HAGAQUÊ ou outros similares (SCRATCH ou site WWW.TOONDOO.COM) que, além de incentivarem a leitura, vêm ajudando os alunos no processo de produção de textos, fundamental para os seus desenvolvimentos.
Nesse tempo em que estou cursando faculdade de Pedagogia, ficou nítido a abordagem feitas nas diversas disciplinas do curso , sobre a importância de introduzir o computador na educação, o que tem provocado uma verdadeira revolução na concepção de ensino-aprendizagem e no grande número de softwares e aplicativos voltados para esta área, o que demonstra o seu uso efetivo neste processo.
A história em quadrinhos é de leitura fácil, uma vez que a imagem é instantânea e possibilita que a criança explore sua interpretação subjetiva, onde a criação de uma história em quadrinhos também privilegia crianças em todos os estágios de desenvolvimento da linguagem escrita, tudo isso, desde que se tenha dado subsídios a elas.
Creio então, que as Histórias em quadrinhos por serem textos curtos e divertidos, propiciem uma maior assimilação da leitura e escrita por intermédio da criatividade onde os quadrinhos serão ótimos recursos para a alfabetização.Os textos são coloridos, curtos e sua linguagem, verbal e não verbal, são adequadas à compreensão de sua mensagem pelos alunos e o computador será o facilitador para a formação desses novos conceitos.
OBJETIVOS:
• Utilizar o computador como instrumento no processo ensino aprendizagem;
• Incentivar e criar o prazer pela escrita;
• Associar o balão dos quadrinhos com o travessão dos textos.
• Reforçar a aprendizagem dos alunos nas diferentes disciplinas com o uso do computador;
• Promover a inclusão digital;
Conhecer as ferramentas relacionadas aos programas: writer, Linux e Internet para melhor adequação e desenvolvimento das atividades propostas;
• Produzir textos;
• Socializar o produto final às séries iniciais do Ensino Fundamental
• Diminuir a evasão e o desinteresse escolar;
• Despertar no aluno o interesse pela escola, tornando-o participativo e ativo;
• Identificar e diferenciar as tirinhas de jornais das histórias em quadrinhos;
• Produzir a própria tirinha no papel e no computador, criando personagens que falem sobre a preservação do Meio Ambiente e outros em geral;
• Desenvolver uma leitura critica e reflexiva, podendo interpretar a realidade apresentada.
• A partir de subsídios, produzir esse gênero de forma estruturada.
3 - EIXO TEMÁTICO/ TEMA DA AULA:
Apresentação de História em quadrinhos e tirinhas que abordem a importância da preservação do meio ambiente, diversidade cultural (costumes, língua, raças, deficiência física, drogas,entre outros), porém, o leque de opções de temas/eixos temáticos utilizando os gibis são infinitos, podendo ser utilizado de forma transdisciplinar em todas as matérias.
METODOLOGIA: (vide locais e tempo de realização das etapas no item 7)
O projeto História em Quadrinhos nasceu da busca de uma postura pedagógica que propicie a descoberta do conhecimento, a criatividade e a expressividade da criança, de modo lúdico e prazeroso. Este projeto é destinado a alunos da 4ª série do ensino fundamental e apresenta todos os passos e atividades da produção de histórias em quadrinhos:
• Conversar com os alunos sobre os personagens que conhecem das histórias em quadrinhos e suas características. No caso da Turma da Mônica, mostrei vídeos e permiti que manuseiassem os gibis, falando sobre as características físicas, emocionais e hábitos de cada personagem; ( Etapa 1)
• Conversar sobre as características das histórias em quadrinhos: as onomatopéias, os tipos de balões, etc; (Etapa 1)
• Em cada roda de leitura de histórias em quadrinhos, repetir a leitura, duas ou mais vezes e, em seguida, fazer sua leitura coletiva no CEDIC (biblioteca) utilizando o data show para que possam ler individual e coletivamente; (Etapa 2)
• Promover situações de leituras de histórias em quadrinhos já memorizadas, solicitando que alguns alunos leiam sozinhos e os outros observem; ( Etapa 2)
• Orientar os alunos na confecção de desenhos, fluxogramas prontos no Hagaquê ou criarem os seus próprios, textos, figuras, etc. nos programas writer, linux, Internet; (Etapa 3)
• Garantir que os alunos conheçam a função comunicativa dos diferentes tipos de balões: quando está pensando, quando está falando, quando é o narrador que está falando e não o personagem, para utilizá-los em suas histórias; (Etapa 3)
• Proporcionar a inclusão digital aos alunos, por intermédio de atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática. Nessa etapa, eles observarão 2 vídeos que demonstram como utilizar os recursos do Programa HAGAQUÊ: sobreposição de imagens; maximização e minimização dos personagens, balões e tamanhos das fontes aplicadas; além de como salvarem suas histórias (que será feita em etapas) ( Etapa 3)
Atividade I – Apresentação dos balões ( Etapa 4)
Apresentar aos alunos os vários tipos de balões para serem usados nos diálogos.
• O balão da fala indica que a personagem está falando o que pensa.
• O balão do pensamento indica que a personagem está pensando.
• O balão do cochicho ou do murmúrio indica que a personagem está cochichando ou murmurando.
• O balão do grito ou do susto indica que a personagem está assustada ou gritando.
Atividade II – Identificação dos balões (Etapa 5)
Os alunos lêem uma história em quadrinhos e identificam os vários tipos de balões.
Em seguida, os alunos desenham ou fazem colagem de personagens e criam um diálogo, usando todos os tipos de balões. Além de atividades as quais eles deverão discriminar quais os tipos de balões e suas funções nas histórias.
Atividade III – Criação de diálogos com balões – História em quadrinhos (Etapa 6)
Os alunos desenham ou fazem colagem e elaboram o diálogo criativamente, usando todos os tipos de balões.
Nessa etapa, eles já estarão bem familiarizados com esse gênero e aumentarei o nível de dificuldade na criação de suas histórias, principalmente na sequência dos fatos.
Atividade IV – Criação da história no laboratório (Etapas 7 e 8)
No laboratório de informática os alunos criarão suas histórias usando o editor HAGAQUÊ. Nessa etapa, serão criadas as histórias que posteriormente poderão ser postadas na internet para que possam vê-las de qualquer computador ou poderão ser impressas formando um Gibizão que ficará acessível a todos alunos da escola no Cedic ( Biblioteca).
PROCESSO DE AVALIAÇÃO:
QUANTO AO CONTEÚDO
• O assunto e a idéia central são claros?
• As idéias estão em sequência lógico-temporal?
• O título é interessante?
• Há coerência e coesão com o desenvolvimento do texto?
• O texto é criativo?
• Quanto à organização dos parágrafos:
• As frases se relacionam com a idéia principal?
• As frases estão em sequência lógico-temporal?
QUANTO À FORMA
• As frases estão corretas, claras e precisas?
• Os sinais de pontuação foram usados de forma adequada?
• As letras maiúsculas e minúsculas estão corretas?
• Há erros ortográficos?
• Há erros de concordância?
• Há correção gramatical?
• O texto tem começo, meio e conclusão?
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
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ETAPAS
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SEMANAS
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ANO: 2011
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Abril
1ª
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Abril
2ª
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Abril
3ª
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Abril
4ª
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PLANEJA-MENTO
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Pesquisa
(Estrutura das H.Q;baixar programa Hagaquê e instalá-lo)
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Pesqui-sa(Atividades)
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Criação (Slides e manuseio do Progra-ma Haqaquê)
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Digita-ção das ativida-des e Xerox para os alunos
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EXECUÇÃO
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Casa – 3h a 4h
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Casa – 2h a 3h
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Casa – 6h a 8h
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Escola – 4h a 5h
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1ª ETAPA
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2ª ETAPA
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3ª ETAPA
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4ª ETAPA
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5ª ETAPA
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CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
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ETAPAS
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SEMANAS
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Maio
1ª
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Maio
2ª
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Maio
3ª
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Maio
4ª
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Junho
1ª
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Junho
2ª
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Junho
3ª
|
Junho
4ª
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Sala de aula
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Biblio-teca
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Lab. Inf.
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Lab. Inf.
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Inf. ou biblio-teca
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Sala de aula
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Lab. Inf.
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Lab. Inf
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RECURSOS
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RECURSOS HUMANOS
Professor e instrutor de Informática ( quando houver na escola). No meu caso, desenvolvi sozinho todo o projeto, pois já possuo uma pequena afinidade com o uso de computadores e datashow.
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MATERIAIS DE CONSUMO
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QUANTIDADE
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Revistas velhas para recorte
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1 para cada aluno
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Tinta para impressora e toner para máquina de xerox
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1 de cada para toda a sala
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Lápis de cor
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1 caixa para cada
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Cola
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1 para cada
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Sulfite
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500 folhas (aproximadamente)
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EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES DE CONSUMO
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QUANTIDADE
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Data Show
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1 para toda a sala
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Computadores
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1 para cada aluno
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Máquina de Xerox
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1 para toda a sala
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Gibis
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2 no mínimo para cada aluno
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Retroprojetor
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1 para toda a sala
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EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES - NÃO DISPONÍVEIS
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Editores de Histórias em Quadrinhos HAGAQUÊ ou SCRATCH
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SITE: www.toondoo.com
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ESTRUTURA FÍSICA NECESSÁRIA:
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Biblioteca com acervo de gibis; mesas para formação de grupos; espaço adequado para instalação do data show
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Laboratório de Informática com computadores que possuam:
• Sistema Operacional Windows 95/98/Me/2000*/NT4*/XP* ( Utilizei o Linux, sistema oferecido na minha escola e embora ele seja um pouco mais difícil que o Windows, foi possível desenvolver o projeto sem maiores complicações)
• Processador 486DX (recomendado Pentium 233 MHz ou superior)
• Resolução de vídeo 800 x 600 pixels, com suporte a 24 bits de cores
• 16 MB memória RAM (recomendado fortemente pelo menos 32 MB)
• 23 MB livres em disco (recomendado 30 MB)
• Mouse ou outro dispositivo apontador compatível com o Windows
• Navegador de Internet instalado para acessar o sistema de ajuda e histórias publicadas na Internet
• Placa de som, microfone e impressora (opcionais)
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
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http://www.educarede.org.br/educa/index.cfmpg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=638
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Estes números são considerados os ideais, porém podem e devem ser adequados à realidade de cada escola.
Link do Recurso HagáQuê no site do Portal do Professor:
(NESSE LINK HÁ VÁRIAS HISTÓRIAS PARA SEREM BAIXADAS)
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