VISITANTES

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mais um gênero textual que pode ser trabalhado com os recursos tecnológicos: BIOGRAFIA

     O trabalho com o gênero biografia utilizando os recursos tecnológicos, nesse caso e-mail e Word, foi iniciado logo após eu ter apresentado as biografias de alguns cordelistas e repentistas. A partir daí, contei com o apoio da equipe escolar, que gentilmente enviaram suas biografias para que eu as postasse no blog e servissem de estímulos para que os alunos criassem suas próprias biografias. Futuramente, utilizarei a postagem de cada membro escolar para que eu trabalhe o gênero bilhetes, onde os alunos trocarão mensagens com esses colaboradores.
     Mas nessa situação o objetivo seria as autobiografias de cada aluno e em breve escanearei as produções feitas por alguns alunos e as postarei aqui no blog.


ETAPAS REALIZADAS COM O GÊNERO TEXTUAL BIOGRAFIA:

  • Biografia da patrona da nossa escola Professora Cenira Araújo Pereira;
  • Apresentei  Biografias de pessoas que eles já conheçam ou que já tiveram contatos em aulas anteriores ( Maurício de Souza, Ziraldo, Monteiro Lobato);
  • Leitura coletiva da Biografia de alguns cordelistas e repentistas já postados aqui no blog ( Patativa do Assaré, Rodolfo Coelho Cavalcante);
  • Apresentação de vídeos com algumas biografias escritas e narradas oralmente (vídeos já postados aqui no blog);
  • Utilizei o laboratório de Informática para que cada aluno criasse sua autobiografia e logo após, utilizando o data show apresentei algumas dessas biografias e criei a minha para que todos pudessem acompanhar a estrutura desse gênero passo a passo;
  • Membros da Equipe escolar enviaram suas biografias;
     Após todas essas etapas, não ficando restrito apenas ao uso do papel, os alunos passaram a identificar com facilidade quando um texto pertence a esse gênero e os recursos tecnológicos ajudaram essas aulas não se tornarem repetitivas e massacrantes.



BIOGRAFIA DA PATRONA DA NOSSA ESCOLA



Filha primogênita de Jarbas Octaviano de Araújo e da Sra. Augusta dos Santos Araújo, a  Professora Cenira de Araújo Pereira nasceu em Lorena, deste Estado, em 24 de maio de 1910.
Fez seus primeiros estudos no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Taubaté e os concluiu em sua terra natal, com a primeira turma de habilitados para o magistério na Escola Normal Livre “Patrocínio São José”, nos idos de 1930, hoje Escola “Patrocínio São José”.
Iniciou sua carreira no magistério público do Estado em fevereiro de 1931, nomeada professora substituta efetiva para o grupo escolar de Piquete (São Paulo). Concursada em 1933,  regeu a escola mista do Bairro da Represa em Presidente Prudente (São Paulo).
Com a criação do Conselho Social de Menores e d os Postos de Orientação Social em 1948,   participou  do primeiro curso  de Orientadores Sociais e trabalhou ativamente na instalação do Posto de Orientação Social em Lorena. Esteve  à disposição do Departamento de Educação  por longo período,  assessorando o Profº. Solon Borges dos Reis.  Por  designação, veio dirigir o curso primário anexo ao Colégio Estadual e Escola Normal de Mogi das Cruzes em 1950.
Aposentou-se do magistério estadual em 1959, após cumprir brilhante folha de serviços prestada a Secretária de Educação do Estado de São Paulo, mas continuou exercendo atividades educacionais  no  Liceu Braz Cubas (como Orientadora Educacional), Juizado de Menores e Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização).
Faleceu em 22 de agosto de 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e contribuir com esse Blog