VISITANTES

sábado, 24 de dezembro de 2011

ATIVIDADE SOBRE SUBSTANTIVO

     Essa foi uma forma diferenciada que eu encontrei para apresentar aos meus alunos o que é um substantivo. Envolvi vários tipos de atividades, onde de forma discontraída e com o apoio dos recursos tecnológicos, eles puderam aprimorar o conceito sem que a aula se tornasse chata e consativa.

SUBSTANTIVO


Título: Aprendendo substantivo com o apoio dos recursos tecnológicos

Público-alvo: Alunos do 4º ano fundamental

Conteúdo: Caça-palavra, cruzadinha, texto, jogo online e atividade coletiva com texto utilizando o programa Word e disputa entre equipes.

Duração: 3 dias

Objetivos: Conhecer as características morfológicas dos substantivos e suas flexões.

Procedimentos (como desenvolver):

1-    Pesquisa sobre o tema para que possam familiarizar-se com o assunto antes da aula expositiva dialógica a qual será apresentado a definição do conceito de Substantivo;
2-    Resolução de atividades visando à criação de orações ou textos a partir de substantivos (ANEXO 1);
3-    Contextualização do tema substantivo no Powerpoint por meio do texto Padaria do Substantivo,  utilizando o recurso Data Show ou retroprojetor ( ANEXO 2);
4-    Realização do jogo do substantivo identificando os substantivos de um conto de fadas (ANEXO 3);
5-    Aplicação de cruzadinhas e caça-palavras sobre o tema da aula (ANEXO 4);
6-    Realização de atividade online com respostas de múltiplas escolhas (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=549).

    Recursos:

      Dicionários, livros didáticos (pesquisa), caderno, xerox ou mimeógrafo ( texto), folhas de sulfite ou almaço, computador e retroprojetor  ou data show.

    Avaliação: A avaliação será contínua em todas as etapas dessa aula, observando se o aluno adquiriu o conhecimento morfológico dos substantivos.



Anexos:


ANEXO 1

     Vamos criar frases a partir de substantivos? Para isso utilize as palavras do quadro abaixo e NÃO se esqueça de grifar os substantivos nas frases:

Madrasta – linda – Cinderela - malvada

 
     Exemplo:

     A malvada madrasta tinha inveja da linda Cinderela.

ANEXO 2





Add caption















ANEXO 3

    Forma-se duas equipes que terão que identificar os substantivos de diversos contos de fadas que serão lidos ou entregues em forma de xerox para cada grupo.
    A equipe que obtiver o maior número de acertos, vencerá o jogo. Aconselha-se não ultrapassar mais do que cinco contos para que os alunos não se dispersem.

    Modelo de conto de fada:


CONTO DE FADAS DO SÉCULO XXI

     Era uma vez, numa terra muito distante uma linda princesa independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago de seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então a rã pulou no seu colo e disse:

    - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bom. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformou-me nessa rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo e poderoso príncipe e então poderemos nos  casar e constituir um lar feliz em teu lindo castelo. A minha mãe pode vir morar conosco e você poderá preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e assim, viveríamos felizes para sempre!
    Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava:
    - Nem morta!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e contribuir com esse Blog