Essa foi uma forma diferenciada que eu encontrei para apresentar aos meus alunos o que é um substantivo. Envolvi vários tipos de atividades, onde de forma discontraída e com o apoio dos recursos tecnológicos, eles puderam aprimorar o conceito sem que a aula se tornasse chata e consativa.
SUBSTANTIVO
Título: Aprendendo substantivo com o apoio dos
recursos tecnológicos
Público-alvo:
Alunos do 4º ano
fundamental
Conteúdo: Caça-palavra, cruzadinha, texto, jogo
online e atividade coletiva com texto utilizando o programa Word e disputa
entre equipes.
Duração: 3 dias
Objetivos:
Conhecer as
características morfológicas dos substantivos e suas flexões.
Procedimentos
(como desenvolver): 
1-    Pesquisa sobre o tema para que possam
familiarizar-se com o assunto antes da aula expositiva dialógica a qual será
apresentado a definição do conceito de Substantivo;
2-    Resolução de atividades visando à
criação de orações ou textos a partir de substantivos (ANEXO 1);
3-    Contextualização do tema substantivo
no Powerpoint por meio do texto Padaria do Substantivo,  utilizando o recurso Data Show ou
retroprojetor ( ANEXO 2);
4-    Realização do jogo do substantivo
identificando os substantivos de um conto de fadas (ANEXO 3);
5-    Aplicação de cruzadinhas e
caça-palavras sobre o tema da aula (ANEXO 4);
6-    Realização de atividade online com
respostas de múltiplas escolhas (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=549).
    Recursos:
      Dicionários,
livros didáticos (pesquisa), caderno, xerox ou mimeógrafo ( texto), folhas de
sulfite ou almaço, computador e retroprojetor 
ou data show.
    Avaliação: A avaliação será contínua em todas as
etapas dessa aula, observando se o aluno adquiriu o conhecimento morfológico
dos substantivos.
Anexos:
ANEXO 1
     Vamos criar frases a partir de
substantivos? Para isso utilize as palavras do quadro abaixo e NÃO se esqueça
de grifar os substantivos nas frases:
| 
Madrasta – linda – Cinderela -
  malvada | 
     Exemplo:
     A malvada madrasta tinha inveja da linda Cinderela.
ANEXO 2
|  | 
| Add caption | 

ANEXO 3
    Forma-se duas equipes que terão que
identificar os substantivos de diversos contos de fadas que serão lidos ou
entregues em forma de xerox para cada grupo.
    A
equipe que obtiver o maior número de acertos, vencerá o jogo. Aconselha-se não
ultrapassar mais do que cinco contos para que os alunos não se dispersem.
    Modelo de conto de fada:
CONTO DE FADAS DO SÉCULO XXI
Era uma vez, numa terra muito distante uma linda princesa independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago de seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então a rã pulou no seu colo e disse:
    - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bom. Uma
bruxa má lançou-me um encanto e transformou-me nessa rã asquerosa. Um beijo
teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo e poderoso príncipe e
então poderemos nos  casar e constituir
um lar feliz em teu lindo castelo. A minha mãe pode vir morar conosco e você
poderá preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e
assim, viveríamos felizes para sempre!
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava:
- Nem morta!!!
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava:
- Nem morta!!!
 






 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar e contribuir com esse Blog