VISITANTES

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PROJETO JOVEM EMPREENDEDOR - SEBRAE - SP - Neste projeto os alunos montaram uma locadora de brinquedos ecológicos, onde todos os produtos da loja foram confeccionados pelos próprios alunos, além da montagem da "loja", venda dos produtos e o gasto com o lucro obtido que foi super bem utilizado na sorveteria do bairro.


E.M. PROFESSORA CENIRA ARAÚJO PEREIRA – MOGI DAS CRUZES - SP
PROJETO JOVENS EMPREENDEDORES – SEBRAE
PROFESSOR WANDERLEI ALVES DE MELLO


                       Alunos preparando a mesa com os Jogos de Ludo


                               Venda dos brinquedos na loja pelos alunos




A proposta desse projeto é a montagem de uma LOCADORA DE PRODUTOS, que podem ser livros, jogos, vídeos ou outro produto que o grupo decidir. A ideia de uma locadora vai ao encontro de trabalhar os comportamentos empreendedores de forma lúdica e de maneira a incentivar o entretenimento através da ampliação de materiais disponíveis para as crianças. Ao invés da necessidade de compra, há a opção da locação, o que proporciona uma rede de leituras, jogos, vídeos ou outro produto escolhido.
O programa de Educação Empreendedora proposto pelo SEBRAE – SP procura apresentar novas práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida ( pessoal,profissional e social). Esta visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação, proposto pela UNESCO, quais sejam:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprenderá a fazer , para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes ( DELORS, 1999).

Neste sentido, a Educação Empreendedora incentiva que o sujeito busque o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Dessa forma a educação deve atuar como transformadora deste sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e comportamentos empreendedores.
Ressalta-se que o fazer empreendedor nas instituições escolares é um fazer social e econômico também para a região, estado ou país onde está inserido, uma vez que o ambiente e a prática da aprendizagem ultrapassam naturalmente as paredes escolares envolvendo, assim, as pessoas da comunidade em questão.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Este projeto não se propõe, em nenhum momento, a incentivar o trabalho infantil. Pretende, sim, através de atividades lúdicas, possibilitar à criança, momentos  de conhecimento e sensibilidade à cultura empreendedora despertando o espírito empreendedor na criança. Montar uma locadora com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental foi a atividade escolhida, pelo fato de que a prestação de serviços é um dos ramos que mais vem crescendo nos últimos anos. No nosso caso, a LOCADORA DE JOGOS feitos com materiais recicláveis proporcionam um ramo diversificado de entretenimento e diversão, onde a criança se diverte gastando bem menos do que se fosse comprar esses produtos.
Através da metodologia usada com as crianças para a montagem e o funcionamento da LOCADORA, as famílias também poderão beneficiar-se das ideias e dos conceitos trabalhados, que extrapolam uma faixa etária e poderão ser adaptados para outro tipo de locação, guardando-se, é claro, as devidas proporções.Trabalhar com prestação de serviços envolve alguns aspectos que devem ser ressaltados  como perfil do empreendedor, entre eles, o fato de conhecer o produto com que se trabalhará, no nosso caso, os jogos.Todos os passos desse projeto foram divididos por encontros aos quais serão detalhados individualmente.

1º ENCONTRO: UM DIA MUITO IMPORTANTE!


Mieko e Toshio são irmãos gêmeos e estão muito felizes porque seus pais farão uma grande festa para comemorar o seu aniversário. A sua mãe perguntou qual seria  o tema da festa. Mieko escolheu “ A Turma da Mônica” e Toshio escolheu “Saci Pererê”.Agora ficou difícil organizar uma festa com dois temas diferentes, pensou sua mãe.
Então, para agradar aos dois,ela resolveu propor uma baile à fantasia, assim, tanto o Toshio quanto a Mieko ficariam contentes.
Mieko gostou da ideia e ficou imaginando como será legal  vestir uma fantasia e receber todos os seus convidados também vestidos com roupas de personagens diferentes. Ela imaginou a Magali dançando com o Saci Pererê, o Chico Bento conversando com a Cuca, enfim, todos juntos se divertindo. Então, vamos pensar em tudo o que será preciso para realizar a festa!



      Objetivos:
·      Trabalhar a importância do PLANEJAMENTO na realização de tudo o que se pretende fazer;
·      Associar a festa de Mieko e Toshio à volta da festa de aniversário de ambos com a introdução do assunto Planejamento.

Plano de negócio:
·      Planejamento;
·      Introdução ao negócio.

                  Comportamento Empreendedor:
·      Flexibilidade;
·      Cooperação;
·      Estabelecimento de metas;
·      Observação

VAMOS CONTINUAR FALANDO SOBRE PLANEJAMENTO



     Devemos primeiramente pensar em tudo para depois realizar. Planejar é pensar em tudo, organizar tudo o que você precisa para fazer algo. Quem de nós não gostaria de ter mais tempo para passear, brincar com os amigos, assistir filmes e desenhos ou simplesmente ficar de “papo para o ar”?
Há muita gente que corre de um lado para o outro e, no final das contas, faz poucas coisas durante o dia. E há aquelas pessoas que ficam ansiosas por fazer algo, mas não sabem exatamente o que, e, por isso ficam atrapalhadas e, o que é pior, acabam atrapalhando e deixando os outros nervosos. Pois é, se você reparar, verá que essas pessoas têm pelo menos uma coisa em comum: não conseguem administrar o tempo disponível que têm.
Você, seus pais, seus amigos, a presidente da República, ou seja, todos nós temos as mesmas 24 horas, todos os dias. Por que será então que alguns conseguem produzir mais, passear mais, divertir-se mais que outros com o mesmo número de horas?
É porque essas pessoas planejam e usam melhor o seu tempo disponível, o que as leva a alcançar melhores resultados. Assim, para você não ficar atrapalhado com o que vai fazer, apresento a seguir algumas dicas para aproveitar melhor o tempo.
1-        Pense primeiro no que quer fazer, isto é, num objetivo e no que precisa para realizá-lo e chegar aonde quer.
2-        Presente atenção ao que estiver fazendo e esforce-se naquilo que vale a pena para atingir seus objetivos; não perca tempo com bobagens.
3-        Lembre-se de que o dia tem 24 horas. Organize-se  para conseguir fazer tudo o que deseja: brincar, estudar, comer, passear e ajudar em casa.
4-        Cuide bem do seu tempo, veja se está conseguindo fazer tudo o que planejou.
5-        Coloque numa agenda os horários de todas suas atividades diárias. Depois compare com os horários dos seus amigos.

RESUMO DO PRIMEIRO ENCONTRO:

É muito importante, desde criança, saber planejar, ou seja, pensar em coisas que faremos daqui a alguns dias, semanas ou meses e naquilo de que precisaremos para conseguir fazer. Se pensarmos com antecedência em alguma coisa, teremos tempo para pesquisar, elaborar, treinar, estudar, enfim, fazer o que queremos.
Pense no aniversário de alguém de quem você gosta muito. Falta quanto tempo para essa data? Se você vai dar um lindo presente, é bom pensar no que comprará, de quanto dinheiro precisará para comprá-lo, onde o presente está com o melhor preço... Assim dará muito mais  certo aquilo que você planejou.
No caso da festa, quando se faz uma lista de tudo aquilo que será necessário para sua realização, estabelecendo-se as prioridades na organização, considera-se o tempo e o dinheiro necessários, está se fazendo um planejamento.
O planejamento é muito importante para que tudo o que queremos fazer dê certo: ele evita perda de tempo e dinheiro!






















SEGUNDO ENCONTRO: VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO



Mieko está contando os dias para sua festa. Quase tudo será alugado, pois ficará mais barato e melhor, porque depois da festa todo o material será devolvido.
Os pais da Mieko alugarão para a festa: mesas, cadeiras, toalhas de mesa, bandejas, copos, talheres, enfeites de mesa, decorações, luzes piscantes, as fantasias que eles usarão e a aparelhagem de som.

     OBJETIVOS DO ENCONTRO:
  • Introduzir o conhecimento do negócio e mostrar as vantagens da locação;
  • Conversar sobre a importância da locação nos dias de hoje;
  • Conhecer um pouco sobre um dos nossos produtos que serão os livros;
  • Incentivar a leitura através de várias atividades

      PLANO DE NEGÓCIO:
  • Conhecer o negócio;
  • Conhecer o produto.

      COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
  • Criatividade;
  • Observação;
  • Estabelecer metas.

RESUMINDO

Foi realizada pesquisa sobre as locadoras que existem e sobre o que é necessário para montá-la na escola.
Para que um negócio dê certo é necessário que você conheça o seu produto. Nesse encontro falamos sobre livros, histórias em quadrinhos e sobre a importância da leitura. Estes poderão ser nossos produtos. Conversamos sobre o mundo da imaginação que a leitura nos leva e por último retomamos o que é empreendedor e os passos do plano de negócios e produtos.

                                                   Pintura do Jogo dos Palitos












                        











TERCEIRO ENCONTRO: A VIAGEM CONTINUA!





Na festa da Mieko e do Toshio tocarão as músicas que eles escolheram, além do som que o DJ fará para que todos dancem. Haverá também trechos de vários filmes e shows infantis que eles alugarão na locadora do bairro.
Lá eles encontrarão Cds de músicas, DVDs e VHS de shows de vários artistas, podendo alugar e assistir várias vezes, não somente no dia da festa.Parece que a festa será muito legal. O Toshio e a Mieko não param de falar sobre isso.

IMAGINE QUAIS OS FILMES E SHOWS QUE ELES ALUGARÃO PARA A FESTA!





































































Confecção do Jogo do Palito e Quebra-cabeça


   


 OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·         Levar as crianças, através das atividades, a conhecerem melhor uma sugestão de produto para a locadora: filmes infantis.
·         Mostrar que a pesquisa de preferência do cliente irá proporcionar um conhecimento do cliente e mostrará os tipos de produtos que deveremos alugar na nossa locadora.
               
                  PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Conhecimento do produto;
·         Pesquisa de preferência do cliente.

                  COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Busca de informações;
·         Rede de contatos.
Na festa da Mieko e do Toshio tocarão as músicas que eles escolheram, além do som que o DJ fará para que todos dancem. Haverá também trechos de vários filmes e shows infantis que eles alugarão na locadora do bairro.
Lá eles encontrarão Cds de músicas, DVDs e VHS de shows de vários artistas, podendo alugar e assistir várias vezes, não somente no dia da festaParece que a festa será muito legal. O Toshio e a Mieko não param de falar sobre isso.

IMAGINE QUAIS OS FILMES E SHOWS QUE ELES ALUGARÃO PARA A FESTA!





    






























Construindo os jogos de Damas e Ludo

         

                                                                                


Nossos alunos criaram uma locadora. Ela precisou dos produtos, ou seja, tudo o que foi alugado.Todos participa-ram fazendo um ou mais produtos que foram locados na nossa locadora.
A cada produto criado, o sócio recebeu um bônus que serviu como aluguel de um ou mais produtos.
Todos os que participaram da criação dos produtos ( optaram pela escolha  do aluguel de Brinquedos Ecológicos), se tornaram sócios, onde tiveram participação nos lucros e resultados da locadora.Os produtos (Brinquedos Ecológicos) da nossa  locadora foram indicados pela preferência de todos alunos da nossa escola através de pesquisa.
Para que o sucesso alcançado acontecesse, foi preciso considerar o cliente como a pessoa mais importante para nós.
Para finalizar fizemos um contrato  dos SÓCIOS E BÔNUS e foi muito bom realizar esse contrato para que ninguém se esquecesse da sua parte.


 

 

 

 



 

 

 

 

 




QUARTO ENCONTRO: UM NEGÓCIO DIVERTIDO!





Mieko sonhou com a fantasia que ela usará no seu aniversário. Quando acordou pensou como seria legal, além do baile, ter desfile de fantasias.
Imaginou cada um desfilando e os demais aplaudindo. Como será que o Toshio ficaria desfilando com a fantasia que ele escolheu?
Toshio é muito tímido, talvez nem consiga andar direito. Mas com coragem ele seguirá em frente!
VAMOS PENSAR NESSA IDEIA DE DESFILE, E COLOCÁ-LA EM PRÁTICA!






OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·         Através do desfile converse sobre o papel do concorrente;
·         Decidir tudo o que será preciso para montagem do negócio.

              PLANO DE NEGÓCIO
·         Conhecer os concorrentes;
·         Exigência de qualidade;
·         Localização e equipamentos necessários.

              COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Criatividade;
·         Independência e autoconfiança
·         Comprometimento

RESUMINDO:


























































                                                   
                                       Criando a decoração do ambiente para o desfile
     

O desfile foi divertido e teve uma grande repercussão na escola. Tudo ocorreu da forma que foi planejado: Dj, fantasias, maquiagem e muita criatividade nas criações. Isso serviu para mostrar que para tudo dar certo, deve ser feito com muita criatividade e disposição.
Aprendemos que em todo negócio que montamos temos que conhecer a concorrência, e também soubemos que com cooperação todos saem ganhando.
Nessa etapa decidimos o nome da locadora, onde ela iria funcionar na escola e quais os jogos que seriam feitos para a locação.
                                                            


DESFILE DE PRÉ-INAUGURAÇÂO DA LOCADORA
LOUCOS POR BRINQUEDOS








                            
QUINTO ENCONTRO: DIVIDINDO AS TAREFAS!
Os pais da Mieko e do Toshio também estão contentes em preparar a festa de aniversário, apesar de todo o trabalho. A alegria e a expectativa  são sentimentos comuns quando se aguarda um grande dia.Toshio ficou com algumas tarefas para fazer e está se saindo muito bem. Mieko já escolheu algumas músicas, além de outras tarefas que já fez. Parece que a festa será muito legal!
TRABALHAR EM EQUIPE É MUITO BOM PORQUE SEMPRE TEREMOS MELHORES RESULTADOS!

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·   Enfocar o trabalho em equipe e a divisão de tarefas para alcançar os objetivos;
·   Assistirão a um filme e conversarão sobre a importância da cooperação no trabalho.

              PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Riscos calculados;
·         Divisão de tarefas.
              COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Responsabilidade;
·         Otimismo;
·         Cooperação

                 RESUMINDO:

Um empreendedor de sucesso sabe trabalhar em equipe e faz com responsabilidade todas as tarefas. Faz parte do plano de negócio: dividir as tarefas entre as pessoas chaves do negócio.
Para que a nossa locadora funcionasse, distribuímos as tarefas entre a turma e cada um fez a sua parte da melhor maneira. Aprendemos como é importante o trabalho em equipe e  isso fez com que conseguíssemos  melhores resultados.
O trabalho em equipe foi importantíssimo para que alcançássemos a grande quantidade de materiais recicláveis trazidos pela turma e para que assim, pudéssemos iniciar a confecção dos jogos ecológicos. Iniciamos a produção de cai-não-cai, ludo, damas, jogo de palito, acerte o alvo e pipas.

Minutos antes da inauguração da locadora...



SEXTO ENCONTRO: TUDO TEM UM PREÇO!


O pai de Mieko e do Toshio conseguiu alugar as duas fantasias e economizar alguns reais com a locação.
A quantia que ele economizou contribuirá na compra dos presentes das crianças.E na nossa locadora, como estabeleceremos o preço dos nossos produtos? Vamos conversar?
OLHE PARA OS OBJETOS AO SEU REDOR E CONVERSE SOBRE O PREÇO DELES.

No centro, cliente super satisfeita com os jogos locados!


 OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·   Levar as crianças a perceberem o preço de todos os objetos comprados para os detalhes na confecção dos jogos;
·   Compreender que o preço não é aleatório, mas é formado por vários elementos, como: mão-de-obra, insumos, matéria-prima, impostos, transporte;
·         Decidir que preço terá as locações da nossa locadora;
·   Considerar o resultado das pesquisas de preferência dos clientes por preços  feita no terceiro encontro.

   PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Formação do preço.

   COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Incentivar;
·         Riscos calculados
RESUMINDO:
Empreendedor é aquele  que calcula os seus gastos e assume riscos planejados; é ousado.O passo do plano de negócios que demos foi: calcular os preços dos produtos.
Os jogos (produtos) da nossa locadora tiveram preços promocionais e de lançamentos. Aprendemos o que deve ser considerado  na formação dos preços.


SÉTIMO ENCONTRO: DIVULGAR A LOCADORA

O aniversário das crianças está chegando.
O local  e o horário já foram marcados. E a lista dos convidados já está pronta! Tudo o que precisava ser encomendado e alugado já foi feito.
Agora faltam distribuir os convites e esperar a festa chegar!
OS CONVITES FORAM FEITOS CONFORME O NÚMERO DE CONVIDADOS E A DIVULGAÇÃO DA FORMA ESCOLHIDA PELA SALA.
PARA O LANÇAMENTO DA NOSSA LOCADORA CONVIDAMOS MUITAS PESSOAS, POR ISSO FIZEMOS UMA GRANDE DIVULGAÇÃO!

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·    Sensibilizar as crianças quanto à importância da Divulgação para o sucesso do negócio.

PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Divulgação do negócio.

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Criatividade;
·         Persuasão.


RESUMINDO:
Empreendedor é aquele que procura se comunicar de forma clara e simpática com as pessoas. Os passos do plano de negócios que demos foram: divulgar a locadora e organizar todos os produtos na locadora.
Foi preciso divulgar tudo que queríamos vender ou alugar. A divulgação ou propaganda do negócio foi o que atraiu os clientes. Com base nas perguntas, desenvolvemos um plano de divulgação. Conferimos todo o material que foi usado na locadora.
Construindo os Jogos de Ludo



OITAVO ENCONTRO: FAZER E ACONTECER!
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·         Simular o atendimento na locadora;
·   Levar as crianças a representarem papéis nos quais uns serão os atendentes e outros serão os clientes;
·   Enquanto um grupo fica na sala realizando as atividades propostas no caderno do aluno, outro grupo estará simulando o funcionamento da locadora. Levar os alunos a vivenciarem o que farão no dia da inauguração, a se colocarem em papéis diferentes e a perceberem a dinâmica de trabalho na locadora.

PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Divisão de tarefas;
·         Organização da locadora;
·         Checklist do material.

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Persistência;
·         Eficiência.
RESUMINDO:
Empreendedor é aquele que valoriza o potencial de cada um. Os passos do plano de negócios que demos foram: checar, avaliar e corrigir, sempre! Nessa etapa a nossa turma foi dividida em equipes para vivenciar o atendimento na locadora. Uns atenderam e outros foram os clientes. Também vivenciaram outras atividades que ressaltaram a importância do trabalho em equipe.

NONO ENCONTRO: INAUGURAÇÃO DA LOCADORA, É UM DIA DE FESTA!

                      
Todos acordaram cedo. Mieko e Toshio levantaram e foram correndo para a sala e lá encontraram duas caixas enormes. Não precisa dizer o que eram aquelas caixas.
 A bicicleta de cada um estava ali, conforme eles haviam sonhado. Seus pais os abraçaram desejando feliz aniversário para os dois. Mas Toshio surpreendeu dizendo: “Obrigado, papai e mamãe, adorei o presente! Mas melhor do que qualquer presente é sempre estarmos juntos.”
DIAS ESPECIAIS TÊM QUE SER VIVIDOS COM MUITA ALEGRIA, TUDO SERVIRÁ COMO EXPERIÊNCIA E LUCRO DE APRENDIZADO.
HOJE TAMBÉM HAVERÁ A INAUGURAÇÃO DA NOSSA LOCADORA DE BRINQUEDOS ECOLÓGICOS. AGUARDAMOS TANTO POR ESSE DIA, QUE FAREMOS O MELHOR QUE PUDERMOS!

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·   Nesse dia todos deverão estar presentes e chegar antes da inauguração para se prepararem para a abertura da loja;
·         Todo o material deverá ser checado;
·   A divisão de tarefas e as tarefas individuais deverão estar bem claras para cada um;
·   No final do dia faça uma avaliação com os alunos e corrija tudo o que for necessário para os próximos dois dias de atendimento.




PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Inauguração do negócio;
·         Avaliação e correção para melhorar.

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Responsabilidade;
·         Bom relacionamento.

RESUMINDO:

Eu pratiquei as características de um empreendedor e aprendi a desenvolver um plano de negócios para a locadora.
Sempre lembrarei que a nossa locadora foi um Sucesso!
Nessa etapa verificamos todo o material necessário para o funcionamento da locadora. Estivemos todos na inauguração pois já havíamos definidos a data em que cada equipe participaria no trabalho de atender aos clientes. Enfim, começou de fato a funcionar a locadora!
Clientes super especiais em nossa loja!

DÉCIO ENCONTRO: AVALIAR OS RESULTADOS
A festa foi um sucesso. No dia seguinte as crianças só pensavam em brincar com os presentes que ganharam.Os salgados, os docinhos e o bolo estavam deliciosos. A decoração da festa ficou maravilhosa e as fantasias ficaram lindas.
As crianças e os adultos se divertiram muito... Tudo foi muito bom.Se a Mieko e o Toshio fossem avaliar a festa que nota você acha que eles dariam?
ENTÃO, A INAUGURAÇÃO DA LOCADORA TAMBÉM ACONTECEU. SE VOCÊ FOSSE DAR NOTA PARA A INAUGURAÇÃO, QUE NOTA DARIA? FAREMOS COM OS SÓCIOS UM TIPO DE ASSEMBLEIA EM QUE TODOS VOTARÃO NO MOMENTO DE TOMAR DECISÕES SOBRE A LOCADORA.

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·         Avaliar os resultados do negócio.
·         Colocar suas conclusões;
·   Ouvir os depoimentos e ajudar as crianças a perceberem o quanto elas aprenderam  com a montagem da locadora;
·   Decidir junto com a direção da escola a continuidade ou não da locadora por mais alguns dias.

PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Avaliação do negócio.

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Tomar decisões;
·         Riscos calculados.

RESUMINDO:
Clientes experimentando os jogos, atendentes servindo pipoca e refrigerante no coquetel de inaguração!

             O empreendedor de sucesso é aquele que: planeja, é criativo, gosta do que faz, é otimista, responsável, ousado, simpático e valoriza o potencial da equipe. Os passos do plano de negócios que demos foram: descrever o nosso negócio e conhecer os produtos, pesquisar a preferência do cliente, conhecer os concorrentes, ter pessoas chaves, distribuir as tarefas, calcular os preços, fazer a divulgação e avaliar o negócio.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACEVEDO, Juan. Como fazer histórias em quadrinhos.Tradução de Silvio Neves Ferreira, São PaulE.M. PROFESSORA CENIRA ARAÚJO PEREIRA – MOGI DAS CRUZES - SP
PROJETO JOVENS EMPREENDEDORES – SEBRAE
PROFESSOR WANDERLEI ALVES DE MELLO

                       Alunos preparando a mesa com os Jogos de Ludo

                                             Venda dos brinquedos na loja e alunos jogando Xbox




A proposta desse projeto é a montagem de uma LOCADORA DE PRODUTOS, que podem ser livros, jogos, vídeos ou outro produto que o grupo decidir. A ideia de uma locadora vai ao encontro de trabalhar os comportamentos empreendedores de forma lúdica e de maneira a incentivar o entretenimento através da ampliação de materiais disponíveis para as crianças. Ao invés da necessidade de compra, há a opção da locação, o que proporciona uma rede de leituras, jogos, vídeos ou outro produto escolhido.
O programa de Educação Empreendedora proposto pelo SEBRAE – SP procura apresentar novas práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida ( pessoal,profissional e social). Esta visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação, proposto pela UNESCO, quais sejam:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprenderá a fazer , para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes ( DELORS, 1999).

Neste sentido, a Educação Empreendedora incentiva que o sujeito busque o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Dessa forma a educação deve atuar como transformadora deste sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e comportamentos empreendedores.
Ressalta-se que o fazer empreendedor nas instituições escolares é um fazer social e econômico também para a região, estado ou país onde está inserido, uma vez que o ambiente e a prática da aprendizagem ultrapassam naturalmente as paredes escolares envolvendo, assim, as pessoas da comunidade em questão.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:
Este projeto não se propõe, em nenhum momento, a incentivar o trabalho infantil. Pretende, sim, através de atividades lúdicas, possibilitar à criança, momentos  de conhecimento e sensibilidade à cultura empreendedora despertando o espírito empreendedor na criança. Montar uma locadora com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental foi a atividade escolhida, pelo fato de que a prestação de serviços é um dos ramos que mais vem crescendo nos últimos anos. No nosso caso, a LOCADORA DE JOGOS feitos com materiais recicláveis proporcionam um ramo diversificado de entretenimento e diversão, onde a criança se diverte gastando bem menos do que se fosse comprar esses produtos.
Através da metodologia usada com as crianças para a montagem e o funcionamento da LOCADORA, as famílias também poderão beneficiar-se das ideias e dos conceitos trabalhados, que extrapolam uma faixa etária e poderão ser adaptados para outro tipo de locação, guardando-se, é claro, as devidas proporções.Trabalhar com prestação de serviços envolve alguns aspectos que devem ser ressaltados  como perfil do empreendedor, entre eles, o fato de conhecer o produto com que se trabalhará, no nosso caso, os jogos.Todos os passos desse projeto foram divididos por encontros aos quais serão detalhados individualmente.

1º ENCONTRO: UM DIA MUITO IMPORTANTE!
Mieko e Toshio são irmãos gêmeos e estão muito felizes porque seus pais farão uma grande festa para comemorar o seu aniversário. A sua mãe perguntou qual seria  o tema da festa. Mieko escolheu “ A Turma da Mônica” e Toshio escolheu “Saci Pererê”.Agora ficou difícil organizar uma festa com dois temas diferentes, pensou sua mãe.
Então, para agradar aos dois,ela resolveu propor uma baile à fantasia, assim, tanto o Toshio quanto a Mieko ficariam contentes.
Mieko gostou da ideia e ficou imaginando como será legal  vestir uma fantasia e receber todos os seus convidados também vestidos com roupas de personagens diferentes. Ela imaginou a Magali dançando com o Saci Pererê, o Chico Bento conversando com a Cuca, enfim, todos juntos se divertindo. Então, vamos pensar em tudo o que será preciso para realizar a festa!



      Objetivos:
·      Trabalhar a importância do PLANEJAMENTO na realização de tudo o que se pretende fazer;
·      Associar a festa de Mieko e Toshio à volta da festa de aniversário de ambos com a introdução do assunto Planejamento.

Plano de negócio:
·      Planejamento;
·      Introdução ao negócio.

                  Comportamento Empreendedor:
·      Flexibilidade;
·      Cooperação;
·      Estabelecimento de metas;
·      Observação

VAMOS CONTINUAR FALANDO SOBRE PLANEJAMENTO

     Devemos primeiramente pensar em tudo para depois realizar. Planejar é pensar em tudo, organizar tudo o que você precisa para fazer algo. Quem de nós não gostaria de ter mais tempo para passear, brincar com os amigos, assistir filmes e desenhos ou simplesmente ficar de “papo para o ar”?
Há muita gente que corre de um lado para o outro e, no final das contas, faz poucas coisas durante o dia. E há aquelas pessoas que ficam ansiosas por fazer algo, mas não sabem exatamente o que, e, por isso ficam atrapalhadas e, o que é pior, acabam atrapalhando e deixando os outros nervosos. Pois é, se você reparar, verá que essas pessoas têm pelo menos uma coisa em comum: não conseguem administrar o tempo disponível que têm.
Você, seus pais, seus amigos, a presidente da República, ou seja, todos nós temos as mesmas 24 horas, todos os dias. Por que será então que alguns conseguem produzir mais, passear mais, divertir-se mais que outros com o mesmo número de horas?
É porque essas pessoas planejam e usam melhor o seu tempo disponível, o que as leva a alcançar melhores resultados. Assim, para você não ficar atrapalhado com o que vai fazer, apresento a seguir algumas dicas para aproveitar melhor o tempo.
1-        Pense primeiro no que quer fazer, isto é, num objetivo e no que precisa para realizá-lo e chegar aonde quer.
2-        Presente atenção ao que estiver fazendo e esforce-se naquilo que vale a pena para atingir seus objetivos; não perca tempo com bobagens.
3-        Lembre-se de que o dia tem 24 horas. Organize-se  para conseguir fazer tudo o que deseja: brincar, estudar, comer, passear e ajudar em casa.
4-        Cuide bem do seu tempo, veja se está conseguindo fazer tudo o que planejou.
5-        Coloque numa agenda os horários de todas suas atividades diárias. Depois compare com os horários dos seus amigos.

RESUMO DO PRIMEIRO ENCONTRO:

É muito importante, desde criança, saber planejar, ou seja, pensar em coisas que faremos daqui a alguns dias, semanas ou meses e naquilo de que precisaremos para conseguir fazer. Se pensarmos com antecedência em alguma coisa, teremos tempo para pesquisar, elaborar, treinar, estudar, enfim, fazer o que queremos.
Pense no aniversário de alguém de quem você gosta muito. Falta quanto tempo para essa data? Se você vai dar um lindo presente, é bom pensar no que comprará, de quanto dinheiro precisará para comprá-lo, onde o presente está com o melhor preço... Assim dará muito mais  certo aquilo que você planejou.
No caso da festa, quando se faz uma lista de tudo aquilo que será necessário para sua realização, estabelecendo-se as prioridades na organização, considera-se o tempo e o dinheiro necessários, está se fazendo um planejamento.
O planejamento é muito importante para que tudo o que queremos fazer dê certo: ele evita perda de tempo e dinheiro!


SEGUNDO ENCONTRO: VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO
Mieko está contando os dias para sua festa. Quase tudo será alugado, pois ficará mais barato e melhor, porque depois da festa todo o material será devolvido.
Os pais da Mieko alugarão para a festa: mesas, cadeiras, toalhas de mesa, bandejas, copos, talheres, enfeites de mesa, decorações, luzes piscantes, as fantasias que eles usarão e a aparelhagem de som.

     OBJETIVOS DO ENCONTRO:
  • Introduzir o conhecimento do negócio e mostrar as vantagens da locação;
  • Conversar sobre a importância da locação nos dias de hoje;
  • Conhecer um pouco sobre um dos nossos produtos que serão os livros;
  • Incentivar a leitura através de várias atividades

      PLANO DE NEGÓCIO:
  • Conhecer o negócio;
  • Conhecer o produto.

      COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
  • Criatividade;
  • Observação;
  • Estabelecer metas.

RESUMINDO

Foi realizada pesquisa sobre as locadoras que existem e sobre o que é necessário para montá-la na escola.
Para que um negócio dê certo é necessário que você conheça o seu produto. Nesse encontro falamos sobre livros, histórias em quadrinhos e sobre a importância da leitura. Estes poderão ser nossos produtos. Conversamos sobre o mundo da imaginação que a leitura nos leva e por último retomamos o que é empreendedor e os passos do plano de negócios e produtos.
Pintura do Jogo dos Palitos
                         Confecção do Quebra-cabeça


TERCEIRO ENCONTRO: A VIAGEM CONTINUA!
Na festa da Mieko e do Toshio tocarão as músicas que eles escolheram, além do som que o DJ fará para que todos dancem. Haverá também trechos de vários filmes e shows infantis que eles alugarão na locadora do bairro.
Lá eles encontrarão Cds de músicas, DVDs e VHS de shows de vários artistas, podendo alugar e assistir várias vezes, não somente no dia da festa.Parece que a festa será muito legal. O Toshio e a Mieko não param de falar sobre isso.
IMAGINE QUAIS OS FILMES E SHOWS QUE ELES ALUGARÃO PARA A FESTA!
Confecção do Jogo do Palito e Quebra-cabeça

     OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·         Levar as crianças, através das atividades, a conhecerem melhor uma sugestão de produto para a locadora: filmes infantis.
·         Mostrar que a pesquisa de preferência do cliente irá proporcionar um conhecimento do cliente e mostrará os tipos de produtos que deveremos alugar na nossa locadora.
               
                  PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Conhecimento do produto;
·         Pesquisa de preferência do cliente.

                  COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Busca de informações;
·         Rede de contatos.
Na festa da Mieko e do Toshio tocarão as músicas que eles escolheram, além do som que o DJ fará para que todos dancem. Haverá também trechos de vários filmes e shows infantis que eles alugarão na locadora do bairro.
Lá eles encontrarão Cds de músicas, DVDs e VHS de shows de vários artistas, podendo alugar e assistir várias vezes, não somente no dia da festaParece que a festa será muito legal. O Toshio e a Mieko não param de falar sobre isso.
IMAGINE QUAIS OS FILMES E SHOWS QUE ELES ALUGARÃO PARA A FESTA!
                         Construindo os jogos de Damas
         CONFECÇÃO DOS PALITOS DO CAI-NÃO-CAI
                                                                                  Preparação da loja: O grande dia da inauguração


Nossos alunos criaram uma locadora. Ela precisou dos produtos, ou seja, tudo o que foi alugado. Todos participaram fazendo um ou mais produtos que foram locados na nossa locadora.
A cada produto criado, o sócio recebeu um bônus que serviu como aluguel de um ou mais produtos.
Todos os que participaram da criação dos produtos ( optaram pela escolha  do aluguel de Brinquedos Ecológicos), se tornaram sócios, onde tiveram participação nos lucros e resultados da locadora.Os produtos (Brinquedos Ecológicos) da nossa  locadora foram indicados pela preferência de todos alunos da nossa escola através de pesquisa.
Para que o sucesso alcançado acontecesse, foi preciso considerar o cliente como a pessoa mais importante para nós.
Para finalizar fizemos um contrato  dos SÓCIOS E BÔNUS e foi muito bom realizar esse contrato para que ninguém se esquecesse da sua parte.






















QUARTO ENCONTRO: UM NEGÓCIO DIVERTIDO!

Mieko sonhou com a fantasia que ela usará no seu aniversário. Quando acordou pensou como seria legal, além do baile, ter desfile de fantasias.
Imaginou cada um desfilando e os demais aplaudindo. Como será que o Toshio ficaria desfilando com a fantasia que ele escolheu?
Toshio é muito tímido, talvez nem consiga andar direito. Mas com coragem ele seguirá em frente!
VAMOS PENSAR NESSA IDEIA DE DESFILE, E COLOCÁ-LA EM PRÁTICA!

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·         Através do desfile converse sobre o papel do concorrente;
·         Decidir tudo o que será preciso para montagem do negócio.

              PLANO DE NEGÓCIO
·         Conhecer os concorrentes;
·         Exigência de qualidade;
·         Localização e equipamentos necessários.

              COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Criatividade;
·         Independência e autoconfiança
·         Comprometimento

RESUMINDO:


                                          Criando a decoração do ambiente para o desfile




O desfile foi divertido e teve uma grande repercussão na escola. Tudo ocorreu da forma que foi planejado: Dj, fantasias, maquiagem e muita criatividade nas criações. Isso serviu para mostrar que para tudo dar certo, deve ser feito com muita criatividade e disposição.
Aprendemos que em todo negócio que montamos temos que conhecer a concorrência, e também soubemos que com cooperação todos saem ganhando.
Nessa etapa decidimos o nome da locadora, onde ela iria funcionar na escola e quais os jogos que seriam feitos para a locação.
                                                              Confecção da decoração para o desfile tema Halloween

                                                     Jogos Acerte o Alvo




DESFILE DE PRÉ-INAUGURAÇÂO DA LOCADORA
LOUCOS POR BRINQUEDOS
                                Tiago, Tierry, Lucas, Gabriele, Julio e Gabriel Bispo
                         Taís, Rodrigo e Luan
                                                             Viviane, Érica, Júlio, Rodrigo e Maísa


Júlio, Beatriz e Viviane
 
                                                                              Gabriele, Maria Paula, Taíza e Milene
Diomerson, Ana Paula, Aline, kauã Valério, Fabrício e Maria Sabrina


QUINTO ENCONTRO: DIVIDINDO AS TAREFAS!
Os pais da Mieko e do Toshio também estão contentes em preparar a festa de aniversário, apesar de todo o trabalho. A alegria e a expectativa  são sentimentos comuns quando se aguarda um grande dia.Toshio ficou com algumas tarefas para fazer e está se saindo muito bem. Mieko já escolheu algumas músicas, além de outras tarefas que já fez. Parece que a festa será muito legal!
TRABALHAR EM EQUIPE É MUITO BOM PORQUE SEMPRE TEREMOS MELHORES RESULTADOS!

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·   Enfocar o trabalho em equipe e a divisão de tarefas para alcançar os objetivos;
·   Assistirão a um filme e conversarão sobre a importância da cooperação no trabalho.

              PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Riscos calculados;
·         Divisão de tarefas.
              COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Responsabilidade;
·         Otimismo;
·         Cooperação

                 RESUMINDO:

Um empreendedor de sucesso sabe trabalhar em equipe e faz com responsabilidade todas as tarefas. Faz parte do plano de negócio: dividir as tarefas entre as pessoas chaves do negócio.
Para que a nossa locadora funcionasse, distribuímos as tarefas entre a turma e cada um fez a sua parte da melhor maneira. Aprendemos como é importante o trabalho em equipe e  isso fez com que conseguíssemos  melhores resultados.
O trabalho em equipe foi importantíssimo para que alcançássemos a grande quantidade de materiais recicláveis trazidos pela turma e para que assim, pudéssemos iniciar a confecção dos jogos ecológicos. Iniciamos a produção de cai-não-cai, ludo, damas, jogo de palito, acerte o alvo e pipas.

Minutos antes da inauguração da locadora...



SEXTO ENCONTRO: TUDO TEM UM PREÇO!


O pai de Mieko e do Toshio conseguiu alugar as duas fantasias e economizar alguns reais com a locação.
A quantia que ele economizou contribuirá na compra dos presentes das crianças.E na nossa locadora, como estabeleceremos o preço dos nossos produtos? Vamos conversar?
OLHE PARA OS OBJETOS AO SEU REDOR E CONVERSE SOBRE O PREÇO DELES.

No centro, cliente super satisfeita com os jogos locados!


 OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·   Levar as crianças a perceberem o preço de todos os objetos comprados para os detalhes na confecção dos jogos;
·   Compreender que o preço não é aleatório, mas é formado por vários elementos, como: mão-de-obra, insumos, matéria-prima, impostos, transporte;
·         Decidir que preço terá as locações da nossa locadora;
·   Considerar o resultado das pesquisas de preferência dos clientes por preços  feita no terceiro encontro.

   PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Formação do preço.

   COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Incentivar;
·         Riscos calculados
RESUMINDO:
Empreendedor é aquele  que calcula os seus gastos e assume riscos planejados; é ousado.O passo do plano de negócios que demos foi: calcular os preços dos produtos.
Os jogos (produtos) da nossa locadora tiveram preços promocionais e de lançamentos. Aprendemos o que deve ser considerado  na formação dos preços.


SÉTIMO ENCONTRO: DIVULGAR A LOCADORA

O aniversário das crianças está chegando.
O local  e o horário já foram marcados. E a lista dos convidados já está pronta! Tudo o que precisava ser encomendado e alugado já foi feito.
Agora faltam distribuir os convites e esperar a festa chegar!
OS CONVITES FORAM FEITOS CONFORME O NÚMERO DE CONVIDADOS E A DIVULGAÇÃO DA FORMA ESCOLHIDA PELA SALA.
PARA O LANÇAMENTO DA NOSSA LOCADORA CONVIDAMOS MUITAS PESSOAS, POR ISSO FIZEMOS UMA GRANDE DIVULGAÇÃO!

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·    Sensibilizar as crianças quanto à importância da Divulgação para o sucesso do negócio.

PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Divulgação do negócio.

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Criatividade;
·         Persuasão.


RESUMINDO:
Empreendedor é aquele que procura se comunicar de forma clara e simpática com as pessoas. Os passos do plano de negócios que demos foram: divulgar a locadora e organizar todos os produtos na locadora.
Foi preciso divulgar tudo que queríamos vender ou alugar. A divulgação ou propaganda do negócio foi o que atraiu os clientes. Com base nas perguntas, desenvolvemos um plano de divulgação. Conferimos todo o material que foi usado na locadora.
Construindo os Jogos de Ludo



OITAVO ENCONTRO: FAZER E ACONTECER!
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·         Simular o atendimento na locadora;
·   Levar as crianças a representarem papéis nos quais uns serão os atendentes e outros serão os clientes;
·   Enquanto um grupo fica na sala realizando as atividades propostas no caderno do aluno, outro grupo estará simulando o funcionamento da locadora. Levar os alunos a vivenciarem o que farão no dia da inauguração, a se colocarem em papéis diferentes e a perceberem a dinâmica de trabalho na locadora.

PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Divisão de tarefas;
·         Organização da locadora;
·         Checklist do material.

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Persistência;
·         Eficiência.
RESUMINDO:
Empreendedor é aquele que valoriza o potencial de cada um. Os passos do plano de negócios que demos foram: checar, avaliar e corrigir, sempre! Nessa etapa a nossa turma foi dividida em equipes para vivenciar o atendimento na locadora. Uns atenderam e outros foram os clientes. Também vivenciaram outras atividades que ressaltaram a importância do trabalho em equipe.

NONO ENCONTRO: INAUGURAÇÃO DA LOCADORA, É UM DIA DE FESTA!

                      
Todos acordaram cedo. Mieko e Toshio levantaram e foram correndo para a sala e lá encontraram duas caixas enormes. Não precisa dizer o que eram aquelas caixas.
 A bicicleta de cada um estava ali, conforme eles haviam sonhado. Seus pais os abraçaram desejando feliz aniversário para os dois. Mas Toshio surpreendeu dizendo: “Obrigado, papai e mamãe, adorei o presente! Mas melhor do que qualquer presente é sempre estarmos juntos.”
DIAS ESPECIAIS TÊM QUE SER VIVIDOS COM MUITA ALEGRIA, TUDO SERVIRÁ COMO EXPERIÊNCIA E LUCRO DE APRENDIZADO.
HOJE TAMBÉM HAVERÁ A INAUGURAÇÃO DA NOSSA LOCADORA DE BRINQUEDOS ECOLÓGICOS. AGUARDAMOS TANTO POR ESSE DIA, QUE FAREMOS O MELHOR QUE PUDERMOS!

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·   Nesse dia todos deverão estar presentes e chegar antes da inauguração para se prepararem para a abertura da loja;
·         Todo o material deverá ser checado;
·   A divisão de tarefas e as tarefas individuais deverão estar bem claras para cada um;
·   No final do dia faça uma avaliação com os alunos e corrija tudo o que for necessário para os próximos dois dias de atendimento.




PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Inauguração do negócio;
·         Avaliação e correção para melhorar.

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Responsabilidade;
·         Bom relacionamento.

RESUMINDO:

Eu pratiquei as características de um empreendedor e aprendi a desenvolver um plano de negócios para a locadora.
Sempre lembrarei que a nossa locadora foi um Sucesso!
Nessa etapa verificamos todo o material necessário para o funcionamento da locadora. Estivemos todos na inauguração pois já havíamos definidos a data em que cada equipe participaria no trabalho de atender aos clientes. Enfim, começou de fato a funcionar a locadora!
Clientes super especiais em nossa loja!

DÉCIO ENCONTRO: AVALIAR OS RESULTADOS
A festa foi um sucesso. No dia seguinte as crianças só pensavam em brincar com os presentes que ganharam.Os salgados, os docinhos e o bolo estavam deliciosos. A decoração da festa ficou maravilhosa e as fantasias ficaram lindas.
As crianças e os adultos se divertiram muito... Tudo foi muito bom.Se a Mieko e o Toshio fossem avaliar a festa que nota você acha que eles dariam?
ENTÃO, A INAUGURAÇÃO DA LOCADORA TAMBÉM ACONTECEU. SE VOCÊ FOSSE DAR NOTA PARA A INAUGURAÇÃO, QUE NOTA DARIA? FAREMOS COM OS SÓCIOS UM TIPO DE ASSEMBLEIA EM QUE TODOS VOTARÃO NO MOMENTO DE TOMAR DECISÕES SOBRE A LOCADORA.

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
·         Avaliar os resultados do negócio.
·         Colocar suas conclusões;
·   Ouvir os depoimentos e ajudar as crianças a perceberem o quanto elas aprenderam  com a montagem da locadora;
·   Decidir junto com a direção da escola a continuidade ou não da locadora por mais alguns dias.

PLANO DE NEGÓCIOS:
·         Avaliação do negócio.

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
·         Tomar decisões;
·         Riscos calculados.

RESUMINDO:
Clientes experimentando os jogos, atendentes servindo pipoca e refrigerante no coquetel de inaguração!

             O empreendedor de sucesso é aquele que: planeja, é criativo, gosta do que faz, é otimista, responsável, ousado, simpático e valoriza o potencial da equipe. Os passos do plano de negócios que demos foram: descrever o nosso negócio e conhecer os produtos, pesquisar a preferência do cliente, conhecer os concorrentes, ter pessoas chaves, distribuir as tarefas, calcular os preços, fazer a divulgação e avaliar o negócio.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACEVEDO, Juan. Como fazer histórias em quadrinhos.Tradução de Silvio Neves Ferreira, São Paulo: Global, 1990.
BENETTI, Maria de Lourdes. Consumo e espaços pedagógicos. São Paulo: Cortez, 1996.
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: Um mergulho no brincar. São Paulo: Maltese, 1994.
GUEDES, Maria Hermínia de Sousa. Oficina da Brincadeira. São Paulo: Sprint, 1998.
MILICIC, Neiva. Abrindo janelas. Campinas: Universitária S.A., 1991.
OLIVEIRA, Marco A. Valeu! Passos na trajetória de uma empreendedor. São Paulo: Nobel, 1995. (Equipe Técnica da OBI.)
RUTTER, Marina; SERTORIO, A. de Abreu. Pesquisa de Mercado. São Paulo: Ática, 1994.
TUTTLE, Cheryl Gerson; PAQUETTE, Penny. Invente jogos para brincar com seus filhos. São Paulo: Loyola, 1995.
KOTTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª edição. São Paulo: Pearson Education, 2000.








 o: Global, 1990.
BENETTI, Maria de Lourdes. Consumo e espaços pedagógicos. São Paulo: Cortez, 1996.
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: Um mergulho no brincar. São Paulo: Maltese, 1994.
GUEDES, Maria Hermínia de Sousa. Oficina da Brincadeira. São Paulo: Sprint, 1998.
MILICIC, Neiva. Abrindo janelas. Campinas: Universitária S.A., 1991.
OLIVEIRA, Marco A. Valeu! Passos na trajetória de uma empreendedor. São Paulo: Nobel, 1995. (Equipe Técnica da OBI.)
RUTTER, Marina; SERTORIO, A. de Abreu. Pesquisa de Mercado. São Paulo: Ática, 1994.
TUTTLE, Cheryl Gerson; PAQUETTE, Penny. Invente jogos para brincar com seus filhos. São Paulo: Loyola, 1995.
KOTTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª edição. São Paulo: Pearson Education, 2000.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e contribuir com esse Blog