VISITANTES

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CORDEL - DEFINIÇÃO EM VÍDEO (PARTE 1)


PARTE 1

O primeiro passo dado para iniciar o trabalho com poesia de cordel foi fazer uma pesquisa com a minha turma e o resultado foi o que eu esperava: nenhum deles sabia o seu  verdadeiro significado. A única vez em que ouviram falar essa palavra tinha sido em nome de novela. Percebi então a importância deles terem um contato concreto com esse gênero e apresentei-lhes repentes e cordéis em forma de áudio e também em  vídeo.Segue abaixo uma super reportagem apresentada no programa GLOBO RURAL que enriqueceu muito as minhas aulas  e espero que contribua também com as de vocês!


LEMBRE-SE: é importantíssimo que as 3 partes dessa reportagem sejam assistidas com antecedência e  feita uma pesquisa aprofundada sobre PATATIVA DO ASSARÉ, que sem dúvida alguma, é referência no cordel brasileiro. Aproveitem e também pesquisem sobre XILOGRAVURA e todo o processo de impressão dos cordéis de varal.

FONTE: youtube.com ( Programa Globo Rural - GLOBO TV








Saber a origem dos cordéis, conhecer a diferença entre repente e cordel,   será mais um passo importante  nesse mundo fantástico das  poesias e rimas. Confira nesse vídeo abaixo:


PARTE 2



FONTE: youtube.com ( Programa Globo Rural - GLOBO TV



     Após a exibição desses 3 vídeos, faça uma roda de discussão com seus alunos. Observe suas reações e estimule-os a comentarem suas sensações. Proponham que façam uma paródia de algum cordel do PATATIVA DO ASSARÉ. Não esqueça-se que antes disso, é importantíssimo oferecer subsídios e repertórios audiovisuais. Postarei em breve vídeos e aúdio de repentes e cordéis para que auxilie nessa etapa. Valorizem também em Ciências Naturais e sociais os aspectos físicos, políticos e geográficos da região Nordeste e aproveite o tema para falar da importância da água e de sua escassez no interior nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e contribuir com esse Blog