VISITANTES

sábado, 22 de outubro de 2011

CORDELISTA: Rodolfo Coelho Cavalcanti ( BIOGRAFIA)



Rodolfo Coelho Cavalcanti 




     Rodolfo Coelho Cavalcanti nasceu em Rio Largo (AL) em 1919. Entretanto, consta do 
registro de nascimento a data de 1917. Filho de Arthur de Holanda Cavalcante e Maria 
Coelho Cavalcante, foi criado pelos avós maternos até os 8 anos, quando retorna à casa dos 
pais. As constantes mudanças entre Maceió e Rio Largo o obrigaram a trabalhar para ajudar 
no sustento familiar.  Adolescente, percorre parte do Norte e Nordeste, atuando como camelô, palhaço de circo, dentre outras atividades. Desde essa fase, já se faz notar como bom versejador, participando de pastoris, cheganças e reisados.


Defensor dos poetas 

     Em Parnaíba (PI), adquire folhetos do poeta e editor João Martins de Athayde para revender, começando assim sua vida de folheteiro. Instala-se em Salvador (BA), em 1945, firmando-se como defensor e líder da classe de poetas. Publica folheto dedicado ao governador Otávio Mangabeira, que libera poetas, cantadores e folheteiros da proibição de comercializarem seus produtos em praças públicas. Publicou principalmente em Salvador e Jequié; formou uma vasta rede de agentes distribuidores em todo o Nordeste, editou também na Prelúdio (SP). Realizou na Bahia, em 1955, o I Congresso Nacional de  Trovadores e Violeiros. Como jornalista, fundou alguns periódicos, como  A Voz do Trovador,  O Trovador e  Brasil Poético.  Percorreu vários temas da literatura de cordel, os mais  recorrentes foram os abecês, biografias, cantorias e fatos do cotidiano. Foi também tema de vários poetas e pesquisadores da literatura de cordel.  

Folhetos artesanais 

    Seus folhetos, em sua maioria, de oito páginas, com capas em xilogravuras ou clichês, eram confeccionados artesanalmente, com a ajuda dos filhos. Somente a impressão era feita em tipografias.   Publica o primeiro folheto, Os clamores dos incêndios, em Teresina. Publica o ABC de Otávio Mangabeira, em 1949;  ABC da praça Cayrú, [19--];  ABC de Getúlio Vargas, [19--]. Seu primeiro grande sucesso de vendas foi A volta de Getúlio, de 1950. Na Prelúdio (SP), os folhetos ABC dos namorados, do Amor, do Beijo e da Dança e  A Chegada de Lampião no Céu, ambos em 1959. Morreu em 1986. Pouco antes, enviou trova para o II Concurso de Trovas de Belém do Pará: “Quando este mundo eu deixar / A ninguém direi adeus / Dos poetas quero levar / Suas trovas para Deus.” 



     Nesse site você terá acesso  à Biografia  de Rodolfo Coelho Cavalcanti e um acervo digitalizado  com  mais de  500 folhetos (6.012 páginas) que podem ser consultados por títulos. local de publicação, editora/tipografia, datas e assuntos, listados no Vocabulário de cordel.
     É possível também obter informações da 1ª e 2ª gerações de cordelistas e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e contribuir com esse Blog